Avançar para o conteúdo

Programa

23/04/2025

8h30 – 9h30 | Receção dos participantes e entrega da documentação (Edifício da Reitoria)

9h30 – 10h00 | Sessão de Abertura (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Apresentação: Hu Xiaodan & Maria Inês Carvalho (IC-UA)

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro
Leonardo Marcotulio, Diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro
Cong Mingcai, Reitor da Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian
Zhao Bentang, Embaixador da República Popular da China

10h00 – 11h00 | Momento musical e artístico (Auditório Renato Araújo, Reitoria)

Celebração Festiva de Zhao Dengshan
歡慶節日 – 趙登山
Guzheng古箏: Zhao Feng 趙峰
Rangong Hu 軟弓胡:Su Bendong 蘇本棟

Artes Marciais e Dança do Leão
Yín Lóng Demo Team

11h00 – 11h30 Pausa para café e Inauguração de exposições (Hall do Edifício da Reitoria)

IC-UA: 10 anos de promoção da língua e da cultura chinesas em Portugal
Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro

Ecos da Cidade das Águas. Exposição de Pintura Folclórica Moderna de Youchegang, Xiuzhou, Jiaxing
Luo Qi (Tagus International Center of Arts)

11h30 – 12h30 | Conferência de Abertura (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Moderação: Cuicui Cheng (IC-UA)

Ensino de Chinês Internacional em Portugal. História e Atualidade
Wang Suoying & Lu Yanbin (Especialistas em bilinguismo chinês-português)

12h30 – 14h00 | Almoço (Restaurante Universitário)

14h00 – 16h00 | Sessões de comunicações

Sessão 1 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Hu Xiaodan (IC-UA)

Macau em Imagens de Mudança e Contrastes: Uma Abordagem à Etnografia Visual
Marisa C. Gaspar (SOCIUS/CSG, ISEG / Universidade de Lisboa)           

De Macau a Havana: uma análise da migração dos cules chineses através de fontes textuais portuguesas
Cátia Miriam Costa (Centro de Estudos Internacionais, Instituto Universitário de Lisboa) & Diogo Borges (Centro de Estudos Internacionais, Instituto Universitário de Lisboa / Centro Científico e Cultural de Macau)  

Os pássaros acariciam a noite: imagens de Macau na poesia de Jorge Arrimar
Maria do Carmo Cardoso Mendes (Universidade do Minho)

China e Macau nos média portugueses
José Rocha Diniz (Jornal Tribuna de Macau)
Sessão 2 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Lara Correia (IC-UA)

Neste grupo nominal: problemas de concordância sintática em falantes chineses de PLE
Rosa Lídia Coimbra, Carlos Morais & Maria Fernanda Brasete (Universidade de Aveiro)          

Atos de fala indiretos: um estudo com aprendentes chineses de PLE
Sara Topete de Oliveira Pita (Universidade de Aveiro)      

Estudo das Motivações de Aprendizagem de Estudantes de Mandarim de Língua Materna Portuguesa com Base na Metodologia Q
Benliang Wang (Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro)    

Experiências de Tradução Chinês-Português
Ana Cristina Ferreira de Almeida Rodrigues Alves (Centro Científico e Cultural de Macau)

16h00 – 16h30 | Pausa para café (Hall do Edifício da Reitoria)

16h30 – 18h00 | Sessões de comunicações

Sessão 3 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Moderação: Mingxuan Zhang (IC-UA)

Efeitos da pandemia Covid-19 no comportamento do turista emissor chinês
Cristina de Jesus (Universidade de Aveiro), Zélia Breda (Universidade de Aveiro) & António dos Santos Queirós (Universidade de Lisboa)

Portugal e a China uma parceria estratégica?
Rui d’Ávila Lourido (Observatório da China)

Estudo sobre os Caminhos de Formação dos Jovens Académicos Portugueses nos Estudos Chineses
Xiaodan Hu (Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro)
Sessão 4 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Leonardo Marcotulio (IC-UA)

A literatura portuguesa na China (1949-2024): tradução, disseminção e receção
Minfen Zhang (Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai)

Memória e invenção: a presença de Camões na literatura de Macau em português
Sara Augusto (Universidade Cidade de Macau)

No Centenário do Nascimento de Graciete Batalha – A literatura como instrumento de reflexão identitária
Celina Veiga de Oliveira (Sociedade de Geografia de Lisboa)       
Sessão 5 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Maria Inês Carvalho (IC-UA)

Jorge Rangel, um homem entre o Oriente e o Ocidente
António Manuel de Aragão Borges Aresta (Instituto Internacional de Macau / Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores)

História e Comércio do Chá
Maria Helena Santos Rodrigues do Carmo (Ministério da Educação)

Olhares sobre a China: da “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto aos livros de aventuras portugueses contemporâneos
Paula Almeida Mendes (CITCEM, Universidade do Porto)

18h15 – 19h00 | Concerto “Música em Diálogo” (Auditório Renato Araújo, Reitoria)

1. “Canto do Cavalo de Ferro” de Zhao Dengshan
 鐵馬吟 – 趙登山
Guzheng: Zhao Feng 趙峰
 
2. “Oito batimentos em forma grande” de Fan Xiyu
 大八版 – 傳譜:樊西雨
Guzheng:Zhao Feng  趙峰
Rangong Hu 軟弓胡:Su Bendong 蘇本棟

3. “Toutinegra gorjeio como papa-figo” de Li Lianjun
鶯囀黃鸝 傳譜:黎連俊
Guzheng:Zhao Feng  趙峰
Rangong Hu 軟弓胡:Su Bendong 蘇本棟

4.“Conversar com água” em 4 movimentos – rima de qin, balanço de Bambu verde no vento, rima de caligrafia e sino na noite tranquila, de Zhao Yuzhai
對流水 – 琴韻, 風擺翠竹,書韻, 夜靜銮鈴 – 傳譜:趙玉齋
Guzheng:Zhao Feng  趙峰
Guzheng:Zheng Zhong鄭中
Ruyi Gou 如意勾:Su Bendong 蘇本棟

5. Ilha de Fogo I de Olivier Messiaen
火島 I  – 梅西安
Piano: Hou Yundi 侯韻迪  

6. Erhuang Concerto para Piano e Orquestra de Chen Qigang
二黃鋼琴協奏曲 – 陳其鋼
Piano:Yundi Hou
Maestro: Francisco Ribeiro
Orquestra:
Violinos: Sara Fernandes, Beatriz Cunha, Maria Inês Oliveira, Gonçalo Godinho, Carolina Brito, Afonso Santana, Beatriz Nunes
Violas: Daniel Maia, Lara Castro
Violoncelos: Inês Lima, Letícia Gonzalez
Contrabaixo: Iara Nunes
Trompete: Carlos Santos
Trompas: Afonso Lopes, Francisco Lourenço
Trombone: Francisco Silva
Tuba: Rafael Fonseca
Fagote: Margarida Marques
Flautas: Diogo Mandes, Marta Gomes
Oboé: Maria Silva
Clarinetes: Afonso Oliveira, João Teixeira
Percussão: Afonso Primo

20h00 | Inauguração de exposições e Cocktail de celebração dos 10 anos do IC-UA (Fundação Pascoal)

Uma passagem pela Ópera de Pequim
Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa & Aliança dos Institutos Confúcio de Portugal

Macau em Contrastes (2010-2018)
Marisa C. Gaspar (SOCIUS/CSG, ISEG / Universidade de Lisboa)

************************************************

24/04/2025

9h00 – 10h30 | Sessões de comunicações

Sessão 6 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Lijuan Wang (IC-UA)

Acoustic and musical analysis of Doming Lam’s ethnic symphonic Insect World: introduction to the Chinese characteristics of the ethnic instrumental symphony
Xue Yanfang & Dai Dingcheng (Faculty of Innovation and Design, City University of Macau)

Discussion on Chinese-Portuguese musical cooperation: taking the Macao Chinese Orchestra and singers from Portuguese-speaking countries as examples
Zhang Yunlong & Dai Dingcheng (City University of Macau)

Intercultural Music Exchange and Integration in Urban Contexts: Cultural Inspiration of Macau Festival da Lusofonia
Shen Yutian & Dai Dingcheng (Faculty of Innovation and Design, City University of Macau)   
Sessão 7 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Li Qunying (IC-UA)

O sentido da arte: dialogar com o quotidiano
Paulo Bernardino Bastos (Universidade de Aveiro)

Partilha Intercultural Aveiro Arte – AAmA
Sérgio de Azeredo, Guilhermina Pereira, Sandra Silva & Oxana Shimanchuk (AveiroArte)       

Evocações da Porcelana da China: a Baixela do Bispo do Porto e as peças comemorativas da Vista Alegre
Carlos Xavier Reis (Universidade de Coimbra)
Sessão 8 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Hu Xiaodan (IC-UA)

A China como dador: da prestação de ajuda externa à promoção da cooperação internacional para o desenvolvimento à luz da iniciativa “Faixa e Rota”
Anabela Rodrigues Santiago (Universidade de Aveiro)      

A Faixa e Rota Chinesa na Europa: o caso de Portugal
Paulo Afonso Brardo Duarte (CEAD, Universidade Lusófona, Porto)       

A hegemonia multipolar e a transição para uma ordem internacional mais democrática
Rui Miguel da Cunha Campos (ISCTE / Centro Científico e Cultural de Macau) 

10h30 – 11h00 | Pausa para café (Hall do Edifício da Reitoria)

11h00 – 12h30 | Sessões de comunicações

Sessão 9 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Lijuan Wang (IC-UA)

Exploring the Literary Characteristics of Urban Musicology in Macao: focusing on the Development of Disciplinary Systems
Wang Haitao & Dai Dingcheng (City University of Macau)

Harmonic Application Techniques of Contemporary Zhuang Bronze Drum Sound in China
Dai Lixia (Macau University of Science and Technology)

Interaction – Integration – Innovation: an Exploration of Sound Landscape Composition with the Example of Chan Mingchi’s Musical Compositions
Chan Mingchi (Macau University of Science and Technology)
Sessão 10 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Maria Inês Carvalho (IC-UA)

Coesão lexical e referencial em produções escritas: um estudo com alunos chineses de PLE
Sara Topete de Oliveira Pita  (Universidade de Aveiro)      

Reescrita colaborativa entre estudantes chineses e portugueses: aprendizagem da língua e projeção como professor
Luís Filipe Barbeiro & Cláudia João (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria)

Traduções chinês-português na era de IA numa perspetiva intercultural: vantagens, desafios e suas aplicações no ensino de PLE
Wenjun Gu (Universidade de Estudos Internacionais de Xangai)  
Sessão 11 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Mingxuan Zhang (IC-UA)

Portugal, o Atlântico e a China
Paulo Afonso Brardo Duarte (CEAD, Universidade Lusófona, Porto)       

Connecting South-Central-Southeast Asia: Nepal as a Key Hub for BRI 2.0 Success
Tiago Santos & Diogo Borges (CEI-ISCTE / Centro Científico e Cultural de Macau)         

Moçambique na Nova Rota da Seda
Thaysa Cunha (ISCTE)

12h30 – 14h00 | Almoço (Restaurante Universitário)

14h00 – 15h30 | Sessões de comunicações

Sessão 12 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Benliang Wang (IC-UA)

Música Chinesa em Performance: a Diáspora em Portugal e no Brasil (2000-2024)
Enio de Souza (Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa)

O movimento arte nova na cultura e na arte: manifestações simbólicas e identitárias na obra Madame Butterfly de Giacomo Puccini e David Cronenberg
Helena Santana (Universidade de Aveiro) & Rosário Santana (Instituto Politécnico da Guarda) 

The Cultural Origin and Musical Characteristics of “Peng Ba Ban”
Zheng Zhong, Su Bendong & Zhao Feng (Jinan University)          
Sessão 13 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Lara Correia (IC-UA)

Entre Lisboa e os Mares da China: a institucionalização do cargo de Procurador das Missões em Alexandre Vallareggio (1573-1576)
Diogo Reis Pereira (FCT-CCCM. I.P / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Negociar e administrar em Macau: a atuação dos Procuradores jesuítas da China e do Japão (1644–1724)
Leonor Pratas (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa / Centro Científico e Cultural de Macau)       

Reviver a tradição através de discurso político: a integração do confucionismo na política externa da China (1978-2022)
Patricia Marrafa (ISCTE / Instituto Universitário de Lisboa)
Sessão 14 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Hu Xiaodan (IC-UA)

O Encontro Poético de Camilo Pessanha com a China: a escrita do tempo
Jin Yue & Simão Valente (Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

Orientalismo e ocidentalismo: o romance do homem amarello (1905) de Chen Jitong
Charles Chon Neng Cheung (CECC, Universidade Católica Portuguesa)  

A Filosofia Chinesa na Obra de José Ignacio de Andrade (1779-1863)
Rui Lopo (Instituto de Filosofia, Universidade do Porto)

15h30 – 16h00 | Pausa para café (Hall do Edifício da Reitoria)

16h00 – 18h00 | Sessões de comunicações

Sessão 15 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Lijuan Wang (IC-UA)

A Multimodal Analysis and Visual Representation in the Performance of Qigang Chen’s Er Huang Concerto
Hou Yundi (Universidade de Aveiro / INET-md) & Shao Xiaoling (Universidade de Aveiro / INET-md)

The Practice and Reflection on the Fusion between Chinese and Western Music
Gao Xiang (Guangdong Provincial Popular Music Association, China Audio-Video and Digital Publishing Association and Beijing Institute of Graphic Communication)

Intercultural Perspective of Musical creation and Performance Inspired by Macau Literature
Shao Xiaoling (Universidade de Aveiro / INET-md)          
Sessão 16 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Li Qunying (IC-UA)

Estratégias de apresentação: porquê decorar monumentos Budistas
Alexandre Miguel Lopes Lobo (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Chang’e como Arquétipo Feminino: Uma Análise Mitológica e Intercultural
João Marcelo Martins (Grupo de Estudos Luso-Asiáticos do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho)       

Macau: Filosofia e Literatura no diálogo das Culturas
Celeste Natário & Rui Lopo (Instituto de Filosofia, Universidade do Porto)

A Manchúria, ou  东北  Dongbei
António Graça de Abreu (Universidade de Aveiro)
Sessão 17 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Mingxuan Zhang (IC-UA)

Olhares cruzados. Representações da China na literatura e suas implicações interculturais para o ensino do português como língua estrangeira
Micaela Ramon (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas / Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho)

Representações metafóricas da Faixa e Rota no discurso do presidente Xi Jinping
Si Chen (Universidade de Lisboa / Centro Científico e Cultural de Macau)

 Silhuetas da China/Macau no Mito de Camões
Cristina Zhou (Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra)

Ensino do Português na RAEM e a Construção de uma Identidade Lusófona
Nuno Canas Mendes & Li Guofeng (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa)

Diferenças e semelhanças entre nin e você: sob perspetivas socio-histórica e linguística
Yuxiong Zhang (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria)

18h15 – 19h15 | Sessão de Encerramento (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Leonardo Marcotulio (IC-UA)

Arquivos de som como repositório de memória: patrimónios partilhados entre Portugal e a China
Susana Sardo (Universidade de Aveiro)
 
A música popular chinesa e o desenvolvimento da IA na música
Gao Xiang (Guangdong Provincial Popular Music Association, China Audio-Video and Digital Publishing Association and Beijing Institute of Graphic Communication)
 
O papel de Macau na articulação das atividades musicais entre Portugal e a China Continental
Zheng Zhong (University of Jinan)