23/04/2025
8h30 – 9h30 | Receção dos participantes e entrega da documentação (Edifício da Reitoria)
9h30 – 10h00 | Sessão de Abertura (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Apresentação: Hu Xiaodan & Maria Inês Carvalho (IC-UA)
Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro Leonardo Marcotulio, Diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro Cong Mingcai, Reitor da Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian Zhao Bentang, Embaixador da República Popular da China |
10h00 – 11h00 | Momento musical e artístico (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Celebração Festiva de Zhao Dengshan 歡慶節日 – 趙登山 Guzheng古箏: Zhao Feng 趙峰 Rangong Hu 軟弓胡:Su Bendong 蘇本棟 Artes Marciais e Dança do Leão Yín Lóng Demo Team |
11h00 – 11h30 Pausa para café e Inauguração de exposições (Hall do Edifício da Reitoria)
IC-UA: 10 anos de promoção da língua e da cultura chinesas em Portugal Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro Ecos da Cidade das Águas. Exposição de Pintura Folclórica Moderna de Youchegang, Xiuzhou, Jiaxing Luo Qi (Tagus International Center of Arts) |
11h30 – 12h30 | Conferência de Abertura (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Moderação: Cuicui Cheng (IC-UA)
Ensino de Chinês Internacional em Portugal. História e Atualidade Wang Suoying & Lu Yanbin (Especialistas em bilinguismo chinês-português) |
12h30 – 14h00 | Almoço (Restaurante Universitário)
14h00 – 16h00 | Sessões de comunicações
Sessão 1 (Sala de Atos Académicos, Reitoria) Moderação: Hu Xiaodan (IC-UA) Macau em Imagens de Mudança e Contrastes: Uma Abordagem à Etnografia Visual Marisa C. Gaspar (SOCIUS/CSG, ISEG / Universidade de Lisboa) De Macau a Havana: uma análise da migração dos cules chineses através de fontes textuais portuguesas Cátia Miriam Costa (Centro de Estudos Internacionais, Instituto Universitário de Lisboa) & Diogo Borges (Centro de Estudos Internacionais, Instituto Universitário de Lisboa / Centro Científico e Cultural de Macau) Os pássaros acariciam a noite: imagens de Macau na poesia de Jorge Arrimar Maria do Carmo Cardoso Mendes (Universidade do Minho) China e Macau nos média portugueses José Rocha Diniz (Jornal Tribuna de Macau) |
Sessão 2 (Sala do Senado, Reitoria) Moderação: Lara Correia (IC-UA) Neste grupo nominal: problemas de concordância sintática em falantes chineses de PLE Rosa Lídia Coimbra, Carlos Morais & Maria Fernanda Brasete (Universidade de Aveiro) Atos de fala indiretos: um estudo com aprendentes chineses de PLE Sara Topete de Oliveira Pita (Universidade de Aveiro) Estudo das Motivações de Aprendizagem de Estudantes de Mandarim de Língua Materna Portuguesa com Base na Metodologia Q Benliang Wang (Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro) Experiências de Tradução Chinês-Português Ana Cristina Ferreira de Almeida Rodrigues Alves (Centro Científico e Cultural de Macau) |
16h00 – 16h30 | Pausa para café (Hall do Edifício da Reitoria)
16h30 – 18h00 | Sessões de comunicações
Sessão 3 (Sala de Atos Académicos, Reitoria) Moderação: Moderação: Mingxuan Zhang (IC-UA) Efeitos da pandemia Covid-19 no comportamento do turista emissor chinês Cristina de Jesus (Universidade de Aveiro), Zélia Breda (Universidade de Aveiro) & António dos Santos Queirós (Universidade de Lisboa) Portugal e a China uma parceria estratégica? Rui d’Ávila Lourido (Observatório da China) Estudo sobre os Caminhos de Formação dos Jovens Académicos Portugueses nos Estudos Chineses Xiaodan Hu (Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro) |
Sessão 4 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria) Moderação: Leonardo Marcotulio (IC-UA) A literatura portuguesa na China (1949-2024): tradução, disseminção e receção Minfen Zhang (Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai) Memória e invenção: a presença de Camões na literatura de Macau em português Sara Augusto (Universidade Cidade de Macau) No Centenário do Nascimento de Graciete Batalha – A literatura como instrumento de reflexão identitária Celina Veiga de Oliveira (Sociedade de Geografia de Lisboa) |
Sessão 5 (Sala do Senado, Reitoria) Moderação: Maria Inês Carvalho (IC-UA) Jorge Rangel, um homem entre o Oriente e o Ocidente António Manuel de Aragão Borges Aresta (Instituto Internacional de Macau / Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores) História e Comércio do Chá Maria Helena Santos Rodrigues do Carmo (Ministério da Educação) Olhares sobre a China: da “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto aos livros de aventuras portugueses contemporâneos Paula Almeida Mendes (CITCEM, Universidade do Porto) |
18h15 – 19h00 | Concerto “Música em Diálogo” (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
1. “Canto do Cavalo de Ferro” de Zhao Dengshan 鐵馬吟 – 趙登山 Guzheng: Zhao Feng 趙峰 2. “Oito batimentos em forma grande” de Fan Xiyu 大八版 – 傳譜:樊西雨 Guzheng:Zhao Feng 趙峰 Rangong Hu 軟弓胡:Su Bendong 蘇本棟 3. “Toutinegra gorjeio como papa-figo” de Li Lianjun 鶯囀黃鸝 – 傳譜:黎連俊 Guzheng:Zhao Feng 趙峰 Rangong Hu 軟弓胡:Su Bendong 蘇本棟 4.“Conversar com água” em 4 movimentos – rima de qin, balanço de Bambu verde no vento, rima de caligrafia e sino na noite tranquila, de Zhao Yuzhai 對流水 – 琴韻, 風擺翠竹,書韻, 夜靜銮鈴 – 傳譜:趙玉齋 Guzheng:Zhao Feng 趙峰 Guzheng:Zheng Zhong鄭中 Ruyi Gou 如意勾:Su Bendong 蘇本棟 5. Ilha de Fogo I de Olivier Messiaen 火島 I – 梅西安 Piano: Hou Yundi 侯韻迪 6. Erhuang Concerto para Piano e Orquestra de Chen Qigang 二黃鋼琴協奏曲 – 陳其鋼 Piano:Yundi Hou Maestro: Francisco Ribeiro Orquestra: Violinos: Sara Fernandes, Beatriz Cunha, Maria Inês Oliveira, Gonçalo Godinho, Carolina Brito, Afonso Santana, Beatriz Nunes Violas: Daniel Maia, Lara Castro Violoncelos: Inês Lima, Letícia Gonzalez Contrabaixo: Iara Nunes Trompete: Carlos Santos Trompas: Afonso Lopes, Francisco Lourenço Trombone: Francisco Silva Tuba: Rafael Fonseca Fagote: Margarida Marques Flautas: Diogo Mandes, Marta Gomes Oboé: Maria Silva Clarinetes: Afonso Oliveira, João Teixeira Percussão: Afonso Primo |
20h00 | Inauguração de exposições e Cocktail de celebração dos 10 anos do IC-UA (Fundação Pascoal)
Uma passagem pela Ópera de Pequim Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa & Aliança dos Institutos Confúcio de Portugal Macau em Contrastes (2010-2018) Marisa C. Gaspar (SOCIUS/CSG, ISEG / Universidade de Lisboa) |
************************************************
24/04/2025
9h00 – 10h30 | Sessões de comunicações
Sessão 6 (Sala de Atos Académicos, Reitoria) Moderação: Lijuan Wang (IC-UA) Acoustic and musical analysis of Doming Lam’s ethnic symphonic Insect World: introduction to the Chinese characteristics of the ethnic instrumental symphony Xue Yanfang & Dai Dingcheng (Faculty of Innovation and Design, City University of Macau) Discussion on Chinese-Portuguese musical cooperation: taking the Macao Chinese Orchestra and singers from Portuguese-speaking countries as examples Zhang Yunlong & Dai Dingcheng (City University of Macau) Intercultural Music Exchange and Integration in Urban Contexts: Cultural Inspiration of Macau Festival da Lusofonia Shen Yutian & Dai Dingcheng (Faculty of Innovation and Design, City University of Macau) |
Sessão 7 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria) Moderação: Li Qunying (IC-UA) O sentido da arte: dialogar com o quotidiano Paulo Bernardino Bastos (Universidade de Aveiro) Partilha Intercultural Aveiro Arte – AAmA Sérgio de Azeredo, Guilhermina Pereira, Sandra Silva & Oxana Shimanchuk (AveiroArte) Evocações da Porcelana da China: a Baixela do Bispo do Porto e as peças comemorativas da Vista Alegre Carlos Xavier Reis (Universidade de Coimbra) |
Sessão 8 (Sala do Senado, Reitoria) Moderação: Hu Xiaodan (IC-UA) A China como dador: da prestação de ajuda externa à promoção da cooperação internacional para o desenvolvimento à luz da iniciativa “Faixa e Rota” Anabela Rodrigues Santiago (Universidade de Aveiro) A Faixa e Rota Chinesa na Europa: o caso de Portugal Paulo Afonso Brardo Duarte (CEAD, Universidade Lusófona, Porto) A hegemonia multipolar e a transição para uma ordem internacional mais democrática Rui Miguel da Cunha Campos (ISCTE / Centro Científico e Cultural de Macau) |
10h30 – 11h00 | Pausa para café (Hall do Edifício da Reitoria)
11h00 – 12h30 | Sessões de comunicações
Sessão 9 (Sala de Atos Académicos, Reitoria) Moderação: Lijuan Wang (IC-UA) Exploring the Literary Characteristics of Urban Musicology in Macao: focusing on the Development of Disciplinary Systems Wang Haitao & Dai Dingcheng (City University of Macau) Harmonic Application Techniques of Contemporary Zhuang Bronze Drum Sound in China Dai Lixia (Macau University of Science and Technology) Interaction – Integration – Innovation: an Exploration of Sound Landscape Composition with the Example of Chan Mingchi’s Musical Compositions Chan Mingchi (Macau University of Science and Technology) |
Sessão 10 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria) Moderação: Maria Inês Carvalho (IC-UA) Coesão lexical e referencial em produções escritas: um estudo com alunos chineses de PLE Sara Topete de Oliveira Pita (Universidade de Aveiro) Reescrita colaborativa entre estudantes chineses e portugueses: aprendizagem da língua e projeção como professor Luís Filipe Barbeiro & Cláudia João (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria) Traduções chinês-português na era de IA numa perspetiva intercultural: vantagens, desafios e suas aplicações no ensino de PLE Wenjun Gu (Universidade de Estudos Internacionais de Xangai) |
Sessão 11 (Sala do Senado, Reitoria) Moderação: Mingxuan Zhang (IC-UA) Portugal, o Atlântico e a China Paulo Afonso Brardo Duarte (CEAD, Universidade Lusófona, Porto) Connecting South-Central-Southeast Asia: Nepal as a Key Hub for BRI 2.0 Success Tiago Santos & Diogo Borges (CEI-ISCTE / Centro Científico e Cultural de Macau) Moçambique na Nova Rota da Seda Thaysa Cunha (ISCTE) |
12h30 – 14h00 | Almoço (Restaurante Universitário)
14h00 – 15h30 | Sessões de comunicações
Sessão 12 (Sala de Atos Académicos, Reitoria) Moderação: Benliang Wang (IC-UA) Música Chinesa em Performance: a Diáspora em Portugal e no Brasil (2000-2024) Enio de Souza (Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) O movimento arte nova na cultura e na arte: manifestações simbólicas e identitárias na obra Madame Butterfly de Giacomo Puccini e David Cronenberg Helena Santana (Universidade de Aveiro) & Rosário Santana (Instituto Politécnico da Guarda) The Cultural Origin and Musical Characteristics of “Peng Ba Ban” Zheng Zhong, Su Bendong & Zhao Feng (Jinan University) |
Sessão 13 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria) Moderação: Lara Correia (IC-UA) Entre Lisboa e os Mares da China: a institucionalização do cargo de Procurador das Missões em Alexandre Vallareggio (1573-1576) Diogo Reis Pereira (FCT-CCCM. I.P / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) Negociar e administrar em Macau: a atuação dos Procuradores jesuítas da China e do Japão (1644–1724) Leonor Pratas (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa / Centro Científico e Cultural de Macau) Reviver a tradição através de discurso político: a integração do confucionismo na política externa da China (1978-2022) Patricia Marrafa (ISCTE / Instituto Universitário de Lisboa) |
Sessão 14 (Sala do Senado, Reitoria) Moderação: Hu Xiaodan (IC-UA) O Encontro Poético de Camilo Pessanha com a China: a escrita do tempo Jin Yue & Simão Valente (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) Orientalismo e ocidentalismo: o romance do homem amarello (1905) de Chen Jitong Charles Chon Neng Cheung (CECC, Universidade Católica Portuguesa) A Filosofia Chinesa na Obra de José Ignacio de Andrade (1779-1863) Rui Lopo (Instituto de Filosofia, Universidade do Porto) |
15h30 – 16h00 | Pausa para café (Hall do Edifício da Reitoria)
16h00 – 18h00 | Sessões de comunicações
Sessão 15 (Sala de Atos Académicos, Reitoria) Moderação: Lijuan Wang (IC-UA) A Multimodal Analysis and Visual Representation in the Performance of Qigang Chen’s Er Huang Concerto Hou Yundi (Universidade de Aveiro / INET-md) & Shao Xiaoling (Universidade de Aveiro / INET-md) The Practice and Reflection on the Fusion between Chinese and Western Music Gao Xiang (Guangdong Provincial Popular Music Association, China Audio-Video and Digital Publishing Association and Beijing Institute of Graphic Communication) Intercultural Perspective of Musical creation and Performance Inspired by Macau Literature Shao Xiaoling (Universidade de Aveiro / INET-md) |
Sessão 16 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria) Moderação: Li Qunying (IC-UA) Estratégias de apresentação: porquê decorar monumentos Budistas Alexandre Miguel Lopes Lobo (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) Chang’e como Arquétipo Feminino: Uma Análise Mitológica e Intercultural João Marcelo Martins (Grupo de Estudos Luso-Asiáticos do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho) Macau: Filosofia e Literatura no diálogo das Culturas Celeste Natário & Rui Lopo (Instituto de Filosofia, Universidade do Porto) A Manchúria, ou 东北 Dongbei António Graça de Abreu (Universidade de Aveiro) |
Sessão 17 (Sala do Senado, Reitoria) Moderação: Mingxuan Zhang (IC-UA) Olhares cruzados. Representações da China na literatura e suas implicações interculturais para o ensino do português como língua estrangeira Micaela Ramon (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas / Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho) Representações metafóricas da Faixa e Rota no discurso do presidente Xi Jinping Si Chen (Universidade de Lisboa / Centro Científico e Cultural de Macau) Silhuetas da China/Macau no Mito de Camões Cristina Zhou (Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra) Ensino do Português na RAEM e a Construção de uma Identidade Lusófona Nuno Canas Mendes & Li Guofeng (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa) Diferenças e semelhanças entre nin e você: sob perspetivas socio-histórica e linguística Yuxiong Zhang (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria) |
18h15 – 19h15 | Sessão de Encerramento (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Leonardo Marcotulio (IC-UA)
Arquivos de som como repositório de memória: patrimónios partilhados entre Portugal e a China Susana Sardo (Universidade de Aveiro) A música popular chinesa e o desenvolvimento da IA na música Gao Xiang (Guangdong Provincial Popular Music Association, China Audio-Video and Digital Publishing Association and Beijing Institute of Graphic Communication) O papel de Macau na articulação das atividades musicais entre Portugal e a China Continental Zheng Zhong (University of Jinan) |